NOVO EDITAL – PROGRAMA APRENDER NO TRABALHO – 2016
20 de janeiro de 2016
Campanha do agasalho
1 de julho de 2016

ENCANTADORES DE VIDAS

Há poucos dias participei em São Paulo do Workshop “Encantando Vidas” promovido por Eduardo Moreira, onde o grande Nuno Cobra passou o dia todo de sábado transferindo aos cinquenta participantes todo o amor com que lida com sua vida, saúde, trabalho e seus pupilos, assim chamados todos os atletas, empresários, profissionais de diversas áreas com quem atuou.

Ao final do dia, saí de lá encantada por seu carinho, disposição, saúde e capacidade de amar e distribuir amor com uma simplicidade e humildade que só grandes pessoas possuem, de forma incondicional e sem fazer distinções, distribuído a todos por igual.

Quando já não podíamos mais esperar nada melhor para o domingo, Eduardo Moreira, jovem empresário e encantador de cavalos, pupilo de Nuno Cobra e do grande Monty Roberts nos trouxe ainda mais ensinamentos de vida que valeram por anos de leitura, estudos, observações.

Ainda que o objetivo primordial deste Blog seja falar sobre direito notarial e registral não posso deixar de expressar por meio deste canal, o encantamento com as lições aprendidas com esses dois grandes mestres, que humildemente tentarei resumir nas palavras que seguem.

Para ambos, transformar a vida das pessoas constitui uma missão de vida. A transformação proposta por Nuno Cobra parte da conquista de si mesmo, primeiramente pelo seu corpo físico pois para ele, “quando você impera sobre seu corpo você ganha a vida”, pode chegar ao desenvolvimento de seu cérebro pelo músculo e ao desenvolvimento de seu espírito, pelo corpo, em uma perfeita união entre mente, corpo e espírito.

Fala da saúde como um dos bens mais valiosos que existem pois para ele, tudo aquilo que o dinheiro pode comprar não tem valor. Diz que você deve cuidar de si mesmo antes de querer cuidar do mundo e desenvolver-se a si para poder ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo e deve fazer isso com práticas e hábitos saudáveis, com treinamento que não exige mais do que paciência e persistência diárias.

A fórmula é simples, como simples são as soluções para a maioria dos problemas, respirar corretamente, boa alimentação com excelente mastigação, exercícios aeróbicos para o coração e musculação natural com barra para ativar uma vida de qualidade. Mas cada um dos ingredientes deve ser acrescido de forma gradual e consistente, sem pressa e a eles deve-se acrescentar também muito prazer. Para Nuno Cobra é preciso “fazer” e “fazer para gostar do que faz”, pois, o prazer também pode ser aprendido tanto mais quando os benefícios são gigantes e ele próprio é a prova viva disso no auge de sua saúde com mais de 70 anos de idade.  Somente com prazer o corpo entende que está crescendo e se desenvolvendo com harmonia. Amar cada parte de nosso corpo, amar cada uma de nossas atividades, amor em cada um de nossos relacionamentos, em todas as áreas é o segredo de uma vida saudável e harmoniosa.

E como lidar com as pessoas em nossos relacionamentos diários? Eduardo Moreira conseguiu resumir em pouco mais de quarenta minutos o aprendizado que teve a partir de sua própria experiência e que serve de exemplo para muitos. Diz ele que quanto mais tentamos agradar as outras pessoas para sermos aceitos em nossos relacionamentos, mais distante ficamos de nós mesmos. Criamos uma “persona” para atender aos anseios e expectativas de nossos pais, de nossa família, de nossos companheiros e quanto mais investimos nessa persona, mais nos afastamos de nossa verdadeira identidade, de nossa missão de vida. Enquanto estamos tentando agradar aos outros, estamos assumindo dívidas impagáveis em troca da aprovação de pessoas que são importantes para nós, estabelecendo vínculos cada vez mais parecidos com correntes, que nos aprisionam nessa “máscara” social e nos trazem uma vida vazia de significado. Diz que quanto antes rompermos com esse padrão, quanto antes entendermos que não devemos nada a ninguém e que esse vínculo não deve ultrapassar a linha da gratidão que se consubstancia num ato de amor e não de privação, antes conseguiremos descobrir e investir em nossa verdadeira identidade, que será única para todas as relações porque encharcada de verdade e de nossa verdadeira natureza.

Romper com essa persona não é uma tarefa fácil, seguir nossos instintos e nosso coração muitas vezes pode machucar aos outros e a nós mesmos, mas é baseado na verdade que habita em nosso interior, e em nossos valores que precisamos ter coragem de desfazer as relações entre credores e devedores (de explicações, de expectativas, do desejo dos outros) para criar novos vínculos de gratidão, amor e apoio mútuo na tarefa de nos tornarmos tudo aquilo que somos e que lá no fundo do coração, sempre desejamos.

Novas relações de confiança podem ser estabelecidas todos os dias e Eduardo encontrou uma forma surpreendente de nos mostrar isso no decorrer do dia. Baseado na técnica de encantamento de cavalos – ou doma sem violência – de Monty Roberts, Eduardo conseguiu nos mostrar com os cavalos que trabalhou em nossa presença que assim como os cavalos todos os dias nos machucamos e machucamos aos outros quando a revolta, a ira, a dor e a mágoa estão presentes nos relacionamentos, e transformam-se em correntes aprisionadoras e sugadoras de energia.

Quando, assim como os cavalos, damos uma nova chance para estabelecer com o outro uma relação de confiança (em todas as áreas, seja com a família, com os filhos, no trabalho, nos relacionamentos pessoais de todas as qualidades) baseada no amor, respeito, honestidade e verdade, podemos nos surpreender com respostas muito mais positivas do que sequer seria possível sonhar e nos tornamos doadores de boas energias.

Assim como os cavalos daquele domingo de sol no interior de São Paulo, iniciamos o dia com uma carga emocional gigante, com o peso nas costas, presos a um cabresto que nos domina e aprisiona a persona que criamos para agradar a todos mas, com amor, com ética e com verdade, podemos nos tornar parceiros, companheiros, amigos, família, amantes, no verdadeiro sentido positivo que essas palavras possam ter.

O que posso dizer é que Nuno Cobra e Eduardo Moreira são verdadeiros encantadores de vidas e seus ensinamentos podem transformar vidas a partir da simplicidade do conviver doce e comprometido com valores morais. Os ensinamentos de ambos podem facilmente ser transferidos para quaisquer tipos de relacionamentos pois o foco é e deverá ser sempre nosso próprio crescimento e identidade, para que cada um possa, a partir disso, realizar a sua missão de vida e com isso transformar a vida de outras pessoas a seu redor.

Por fim, esses ensinamentos podem ser transferidos para nossas empresas, para nossos cartórios, que da mesma forma devem multiplicar esses ensinamentos para serem encantadores na vida das pessoas, sejam clientes ou colaboradores, realizando uma missão de vida especial que transcende do lado pessoal para o profissional, baseada em valores que representam o nosso papel de servir a comunidade.

Nuno Cobra, Nuno Cobra Jr e Eduardo Moreira, vocês transformaram a minha vida.

Muito obrigada!.

2 Comentários

  1. Leda Marun disse:

    Nossa Daisy!! Você me fez reviver cada momento…. Sublime texto de revisão! Esse evento também foi transformador na minha vida! Beijao pra vc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *